Política

Política, estadistas, políticos: um conjunto de frases, mensagens e pensamentos. O político é aquele que serve os outros cuidando daquilo que é de todos. A palavra ministro significa servidor. Esta tarefa exige muitas virtudes pessoais e um coração grande, onde caibam todos. Frequentemente se viu políticos que em vez de servir se serviram, e isso fez que a classe dos políticos não seja bem vista actualmente por muitas pessoas.

Cultura de morte

Quando se pretende tirar Deus da política, acabar-se-á sempre por se viver uma história de terror, tal como o foi o fundamentalismo laicista da Revolução Francesa com as suas guilhotinas, ou o fundamentalismo laicista dos Nazis, com as câmaras do gás, ou o fundamentalismo laicista dos comunistas com os campos de concentração, ou o fundamentalismo […]

Cultura de morte Read More »

A gargalhada

A gargalhada nem é um raciocínio, nem uma ideia, nem um sentimento, nem uma crítica: nem é o desdém, nem é a indignação; nem julga, nem repele, nem pensa; não cria nada, destrói tudo, não responde por coisa alguma! E no entanto é o único inventário do mundo político em Portugal. Um governo decreta? Gargalhada.

A gargalhada Read More »

Quando malvados e palermas chegam democraticamente ao poder

Os povos têm os governantes que merecem; e, quando o governo é democrático, este mecanismo é ainda referendado pela soma dos votos. Quando os malvados e os palermas chegam democraticamente ao poder, pode dizer-se sem ponta de dúvida que a sociedade atingiu o grau mais abjecto de corrupção; pois, se elevar o que é por natureza inferior é sempre uma monstruosidade, quando essa elevação se obtém por vontade popular, somos forçados a concluir que a monstruosidade está enquistada no próprio sistema.
(Juan Manuel de Prada, in A Nova Tirania)

Quando malvados e palermas chegam democraticamente ao poder Read More »